Caboclinho Cahetés festejará 115 anos em Goiana-PE em 15 de dezembro.

No domingo (15) de dezembro de 2019, na rua do sol no centro de Goiana-PE, o caboclinho Cahetés festejará seus 115 anos e o dia municipal do caboclinho em Goiana, o evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Goiana, da Agência de Desenvolvimento de Goiana-AD-GOIANA e da Associação Carnavalesca de Caboclinhos e índios de Pernambuco - ACCIPE.    
O Caboclinho Cahetés de Goiana foi fundado por José de Melo e João Marinho, em 15 de dezembro de 1904. A denominação faz referência à Tribo Cahetés que, segundo os moradores mais antigos, existia no município de Goiana. A agremiação é herança familiar e quem a conduz atualmente é Pedro Gonçalves Ramos, que assumiu o grupo em 1960, quando tinha apenas 14 anos.
Tem como símbolos um índio, um machado, a lua e a estrela, presentes nas fantasias e no estandarte. Suas cores oficiais são: o verde, o amarelo, o azul, o branco, o vermelho e o rosa, simbolizando a mata, o ouro, o céu, a paz, a guerra e o amor, elementos da natureza e sentimentos presentes no cotidiano do índio.




Leia também: