Goiana-PE; Ana Paula Oliveira recebe comenda de honra do caboclinho Caetés.

Foto: Willemberg Francelino


Na última sexta-feira (27) o caboclinho Caetés entregou ha Srª Ana Paula Oliveira, atual presidente da Agência de Desenvolvimento de Goiana-PE - AD GOIANA, a comenda de honra em agradecimento pelo serviço prestado ao caboclinho. 

Ana, como é popularmente conhecida, assumiu a AD-GOIANA, em janeiro de 2017, e desde que assumiu buscou dar continuidade aos programas da Agência, entre tantos outros o "Goiana Criativa" que é o setor econômico formado pelas indústrias criativas ( o conjunto de atividades econômicas relacionadas a produção e distribuição de bens e serviços que utilizam a criatividade e as habilidades dos indivíduos ou grupos como insumos primários.) 

Ao Caboclinho Caetés, Ana Paula Oliveira através da Agência de Desenvolvimento de Goiana, deu suporte Técnico e logístico a candidatura ao Titulo de Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2018, e ao aniversário de 115 anos, esse realizado no último domingo (15). 

O Caboclinho Cahetés de Goiana foi fundado por José de Melo e João Marinho, em 15 de dezembro de 1904. A denominação faz referência à Tribo Caetés que, segundo os moradores mais antigos, existia no município de Goiana. A agremiação é herança familiar e quem a conduz atualmente é Pedro Gonçalves Ramos, que assumiu o grupo em 1960, quando tinha apenas 14 anos.
Tem como símbolos um índio, um machado, a lua e a estrela, presentes nas fantasias e no estandarte. Suas cores oficiais são: o verde, o amarelo, o azul, o branco, o vermelho e o rosa, simbolizando a mata, o ouro, o céu, a paz, a guerra e o amor, elementos da natureza e sentimentos presentes no cotidiano do índio.     

Pedro Gonçalves (Presidente dos Caetés)
Foto: Willemberg Francelino

Poliana Gonçalves (Filha do presidente dos Caetés)
Foto: Willemberg Francelino 


Leia também: