Saiba como dar entrada no seguro desemprego on-line.

Ministério do Trabalho lança o Seguro-Desemprego pela Internet ...

Se você quiser dar entrada no Seguro Desemprego de forma exclusivamente on-line, sem deslocamentos, sem precisar fazer o agendamento para ser atendido presencialmente na Agência do Trabalho, você precisa seguir alguns passos.

Antes, queremos destacar que o benefício somente pode ser solicitado após sete dias da demissão e o trabalhador, que está pedindo o benefício pela primeira vez, deve ter trabalhado por 12 meses durante os 18 meses que antecederam a demissão.

Os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos e que tiverem redução da jornada e do salário poderão pedir o Seguro-Desemprego – tudo de forma online - através do Emprega Brasil.

Veja o passo a passo para dar entrada ao seguro-desemprego online:

 

1 - Acesse o site www.gov.br 

2 - No campo que aparece “O que você procura?” pesquise, “Solicitar Seguro desemprego”

3 - Ao carregar a busca, clique com o mouse na descrição “Solicitar o Seguro-Desemprego”.

4 - Ao lado direito irá aparecer uma tecla escrita “Solicitar”. Você será direcionado para a página serviços.mte

5 -  Clicar em “Quero me cadastrar” caso não tenha cadastro ou “Já tenho cadastro”caso você já tenha cadastro. Caso não tenha é importante ter em mãos dados pessoais como nome completo, CPF, número de telefone e um e-mail.

6 - Após entrar na conta, você vai solicitar o seguro desemprego na aba “Seguro Desemprego”

7 - Nessa aba você terá duas opções “Solicitar o Seguro Desemprego” ou “Consultar Seguro Desemprego” .

8 - Para solicitar o trabalhador vai precisar clicar em “Solicitar o Seguro-Desemprego” e após isso digitar o número do requerimento e clique em localizar.

9 - O Trabalhador deverá checar as informações que contém no requerimento que e, em seguida, ler as regras legais para a habilitação ao benefício e ao final clicar na opção que você concorda com as regras e condições para solicitação do recebimento do benefício. E clicar em Concluir.

10 - Aparecerá um “ATENÇÃO” na tela para que você confirme a solicitação do benefício. Você irá clicar em confirmar. Logo em seguida, aparecerá uma tela no canto inferior “Solicitação do benefício realizada com sucesso”, além disso, você será informado que o seu requerimento foi cadastrado e que você poderá acompanhar o processo pela internet ou até mesmo pelo aplicativo para celular Android e iOS.

Caso o sistema informe alguma notificação, entenda o que deve ser feito nestes casos:


Aguardando Confirmação do Posto – É necessário entrar em contato com a Superintendência Regional do Trabalho através do WhatsApp (81)9 99601213 ou; agendar o atendimento presencial pelo site: seteq.pe.gov.br (Agendamento Online). É possível tirar dúvidas também pelo e-mail: boavista@seteq.pe.gov.br;


Código de saque de FGTS divergente – É necessário entrar com um RECURSO pelos mesmos canais digitais (portal gov.br ou aplicativo da Carteira de Trabalho Digital), anexando a documentação solicitada, quando for o caso;

Divergência no nome/ nome da mãe/ CPF/ sexo – É necessário enviar o número do PIS e cópia do RG ou Habilitação, para o e-mail: boavista@seteq.pe.gov.br;

Dúvidas sobre outras notificações podem ser tiradas através do e-mail: segurodesemprego@seteq.pe.gov.br.


Fonte: Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco. 

Comentários

Veja também:

Câmara de Condado-PE, abre concurso público.

Paudalho-PE: Pré-candidata Ely Reis faz live nesta terça-feira (11) com o convidado Rapha Lima.

MTur anuncia criação de sistema que vai agilizar repasse dos R$ 3 bi para a Cultura.